Embreagem dura ou pesada: O que fazer?

embreagem

Com o tempo de uso, começamos a perceber que a embreagem começa a ficar “dura” ou “pesada”, chegando em muitos casos causar desconforto na hora que se pisa no pedal, doí até a “batata” da perna se pegarmos um engarrafamento, então levamos no mecânico e vem o diagnóstico: “Tem que trocar o kit de embreagem”.

Mas será que tem que trocar mesmo? O sistema de acionamento da embreagem é composto de várias peças: (cabo, garfo, pino ancora, luva de deslizamento do colar), essas peças estão expostas a receberem poeira, graxa e desgaste natural. Com o tempo, essa poeira e graxa viram uma “borra” que dificulta o livre movimento do garfo e do colar e então começam a “emperrar” o cabo.

O cabo é mais difícil de fazer limpeza, mas não impossível, com um lubrificante em spray dá pra tirar o excesso de sujeira e lubrificar, no caso do garfo e da luva do colar, uma limpeza e nova lubrificação vão fazer com que trabalhem sem esforço. Uma revisão e manutenção pode evitar o custo de um conjunto de embreagem (Plato, disco e colar).

Mas tem sempre aquela pergunta: já que desmontamos por que não trocar todo o conjunto? Fica a seu critério, mas as vezes não é necessário a troca.